Não tem nada pior do que uma pessoa rica que é cronicamente nervosa e infeliz. Não encontro desculpas para isso, mesmo assim eu vejo este fenômeno todos os dias. Isto  é o resultado de uma vida desiquilibrada, com muitas expectativas e sem apreciação suficiente por aquilo que foi conquistado.
Sem gratidão e apreciação por aquilo que possue, você nunca descobrirá a verdadeira realização, a profunda sensação de satisfação. Então como cultivar o equilíbrio na vida? Qual é a razão da conquista se a vida não tem equilíbrio.
Como coach tive o privilegio de trabalhar com CEOs de grandes empresas, executivos, empreendedores, profissionais dos setores mais variados e aprendi que  a qualidade da nossa vida é ditada pelas nossas decisões.
coracoralina
Primeiro, cuidadosamente escolha no que focar, a cada  momento, milhões de estímulos  competem pela sua atenção, você pode focar naquilo que esta acontecendo neste momento ou no que você quer criar no futuro ou focar no passado, a onde o foco está a energia flui, a onde você direciona o foco a sua vida molda-se!
Em qual área você costuma focar mais: no que você tem ou no que está faltando?
Eu tenho certeza que você pensa nas duas, mas se você examinar os pensamentos habituais qual seria o que você passa mais tempo?
Em vez de focar no que você  não possue e invejar aqueles que estão melhores financeiramente, talvez você deveria reconhecer que você possue  muito para sentir-se grato,  muitas vezes  não tem nada a ver com bens materiais. Você pode ser grato pela sua saude, família, amigos, oportunidades e pela a sua mente.
Desenvolver o hábito de apreciação pelo que você possue cria um novo nível de bem estar emocional e riqueza. Mas a pergunta é: você toma o tempo necessário para sentir a gratidão profunda com a tua mente, corpo, coração e alma ? Com que freqüência você para pra refletir sobre as suas conquistas ? É ali que encontrará alegria, felicidade e realização.
Considere um outro ponto, onde focar o que afeta a qualidade da sua vida: você costuma focar no que você pode controlar ou no que você não pode controlar ?
Se você focar no que você não pode controlar, terá mais estress na vida. Você pode influênciar muitos aspectos da sua vida  mas normalmente não poderá controlá-los.
Quando você adota esta estratégia de foco a sua mente tem que tomar outras decisões.
Segundo,  significado!
Como você sente sobre a sua vida não tem nada a ver com os acontecimentos ou a sua situação financeira ou sobre o que aconteceu ou não para você. A qualidade da sua vida é controlada pelo significado que você dá a esses acontecimentos.
Na maioria das vezes você pode não estar consciente do efeito da sua mente inconsciente na atribuição dos significados e acontecimentos da vida.
Quando acontece alguma coisa que pertuba a sua vida (um acidente de carro, uma questão de saúde, uma perda de emprego) você tende a pensar que este é o fim ou o começo?
Se alguém te confronta,  esta pessoa está te insultando, te ensinando ou realmente se preocupando com você?
Será que enfrentar um problema devastador significa que Deus está punindo ou desafiando você ?
Sua vida tem o significado que você dá a ela! Cada significado vem com uma sensação única ou emoção e a qualidade da sua vida envolve como você vive emocionalmente.
Quando você da um novo sentido, uma razão para viver ou uma crença, você será mais forte. Quando as pessoas mudam o seu foco habitual e significados não há limites para o que a vida pode se tornar. A mudança de foco é uma mudança de significado, que pode literalmente alterar a bioquímica de alguém em minutos.
Então tome controle e lembre: significado é igual a emoção e a emoção é igual a vida. Escolha conscientemente e com sabedoria onde focalizar. Encontre um significado poderoso em cada evento e você encontrará a riqueza.
Terceiro, o que fazer a respeito!
As suas ações são fortemente moldadas pelo estado emocional em que você está. Se você está com raiva, você vai se comportar  de maneira muito diferente do que se você estiver sentindo brincalhão ou ultrajante.
Se você quiser dar forma as suas ações, a maneira mais rápida é a mudança no que focar assim mudando para algo mais empoderado.
Algumas pessoas expressam raiva em silêncio, outros em voz alta ou violentamente. No entanto, outros suprimem apenas para procurar uma oportunidade passivo-agressivo para recuperar a vantagem ou mesmo vingança.
De onde vêm esses padrões?
Nos tendemos a modelar nossos comportamentos baseados sobre aquelas pessoas que respeitamos, admiramos, nos identificamos e gostamos.
Quando as pessoas te deixam irritado ou frustado frequentemente você rejeite este comportamento, mas acabamos nos comportando desse modo, esses são comportamentos que foram testemunhados por  nós durante a nossa infância e juventude e nos incomodam.
E muito util tornarmos cientes dos nossos padrões quando estamos frustados, irritados ou sentido solitário, você só poderá mudar seus padrões  se você estiver ciente deles!
Agora que você está ciente do poder das três decisões, comece a procurar modelos de pessoas que estão experienciando o que você quer da vida. Eu prometo a você que aqueles que possuem um relacionamento apaixonado com a vida  têm um foco totalmente diferente e  eles encontram significados totalmente diferentes para os desafios, muito mais do que as pessoas que estão constantemente brigando ou lutando.
Quando você se torna ciente das diferenças no modo de se aproximar a estas três decisões, você vai ter um caminho para ajudá-lo a criar uma mudança positiva  e permanente em qualquer área da vida.

Renato Moreira  Coach executivo
Como coach atuo com profissionais e empresarios que buscam desenvolver uma performance criativa e inovadora em ambientes altamente produtivos. Esses profissionais estão dispostos a agir com coragem para atingir os seus objetivos e assumir os riscos necessários para alcançá-los.

About the Author Renato Moreira - Executive Coach

International experience in organisational and leadership development, consultant for business leaders to build and implement a comprehensive global approach to excellence, personal development, moderator for meetings, facilitator, motivational, cultural change management, NLP trainer and Executive Coach; Drive accountability and sustainability of development with a focus on creating a strong development culture.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s