Profissionais de alta perfomance são promovidos a cargos de gerencia com mais frequência que percebemos. Quase “da noite para o dia”, adquirem um titulo maior, um aumento de salário, maior visibilidade, mais responsabilidade e mais pressão – com pouco treinamento, coach e apoio.
Como coach acompanhei muitos casos de processo de transição, de colaborador membro de uma equipe para líder. Quase todos os novos gestores revelam como é difícil a transição de contribuidor individual, as vezes até mesmo amigo dos colegas de trabalho, e no dia seguinte tornar-se o seu gestor.
Eles compartilham os desafios que encontram para definir claramente as suas expectativas, criar um espaço para a equipe desenvolver e crescer, melhorar a produtividade e manter uma cultura de satisfação.
Quase sempre respondo dizendo que a liderança é uma tarefa difícil – se você pensar assim. Então, rapidamente questiono às pessoas: qual a diferença entre “gerenciar” e “liderar”.
A gestão ocorre quando estamos no comando. Nós regulamos e supervisionamos – as pessoas trabalham para nós. Liderar é quando as pessoas trabalham conosco e nos seguem.
O que faz um grande líder?
Grandes lideranças podem ser cultivadas para atender e exceder nossas altas expectativas.
Os líderes devem saber o que as pessoas esperam deles, gerenciar essas expectativas e evoluir para superar estas expectativas.
O líder deve definir suas expectativas claramente, criar transparência e não mostrar preconceitos.
Foco no engajamento, responsabilidade, direção e execução.
Seja acessível – grandes líderes demonstram vulnerabilidade, são relacionáveis, mantêm a confiança.