A sociedade desenvolveu conceitos muito errôneos sobre o que constitui o sucesso. Crenças coletivas definem a pessoa que frequentou uma das universidades mais renomadas é mais inteligente do que a pessoa que frequentou uma mediana; O pai que optou por ficar em casa para cuidar dos filhos está contribuindo menos para a sociedade do que um executivo de uma das 500 maiores multinacionais; o proprietario de uma conta no Instagram com 200 seguidores deve ser menos significante do que um perfil com dois milhões de seguidores.
Estas são algumas definições do termo sucesso, não somente elitista mas equivocadas ao ponto que estes conceitos realmente machucam aqueles que neles acreditam.
Como coach executivo, encontro muitas pessoas que definem sua identidade e auto-estima baseado na sua educação e realizações na carreira profissional. Quando eles sucederam, sentiam um grande significado na sua vida, e estavam felizes. Mas quando fracassaram ou passavam por momentos difíceis, a unica coisa que dava valor a sua vida desaparecia – então caiam em desespero, e se convenciam que eram inúteis.
Ser uma pessoa de sucesso não é somente obter realizações na carreira profissional ou possuir os maiores bens materiais. É sobre tudo ser bom, sábio, e um ser humano generoso cultivador de qualidades construtivas e positivas!
Nesse ponto, reafirmo a importância do conhecimento e domínio da programação neurolinguística. Um modelo de comportamento humano que apresenta um conjunto de ferramentas úteis, esta ciência habilita o praticante a desenvolver e selecionar processos mentais para um maior controle da sua própria mente; através do uso de metáforas como canal de acesso aos processos da mente inconsciente afim the reprograma-la.
Como a PNL aborda o conceito do “Sucesso”?
Uma das estruturas comportamentais da PNL (maneiras de pensar sobre como agimos) é a oposição entre feedback e fracasso. Não existe fracasso, o que existe são apenas resultados, que podem ser usados como feedback, correções úteis e uma esplendida oportunidade para aprender algo que passou despercebido.
O fracasso é apenas uma forma de descrever um resultado indesejável. Podemos usar os resultados para reorientar nossos esforços. O feedback faz com que não percamos nosso objetivo de vista. O termo fracasso é um beco sem saída. São duas palavras que representam duas maneiras totalmente diferentes de pensar.
Os praticantes de PNL não categorizam os pensamentos como bons ou ruins, uma abordagem comum na psicologia, filosofia e na maioria das religiões. Ao invés, abordam os pensamentos como sendo adequados ou inadequados, úteis o inúteis, produtivos ou improdutivos.
Na NPL a questão é: se um pensamento especifico é apto para o propósito, ou seja ele lhe dará o que você quer ou precisa?
Praticar a PNL significa:
- Ter clareza sobre a sua visão, propósito e valores;
- Criar e atingir metas pessoais significantes;
- Superar crenças limitantes;
- Melhorar a comunicação;
- Desenvolver a inteligência emocional e capacidades;
- Criar uma presença pessoal poderosa e confiante;
- Gerar estados emocionais voltados a motivação;
- Construir resiliencia e flexibilidade;
- Melhorar a performance pessoal;
- Acessar capacidades, estratégias e estados mentais voltados paro o sucesso; usando para atingir processos de excelência nos negócios e na vida;
- Melhorar suas habilidades de coach;
- Abertura para novas opções na vida privada e trabalho;
- Contar com mais liberdade e escolhas sobre os seus estados mentais, suas emoções, estados de performance e resultados finais;
- Superar obstáculos nós negócios e na vida privada;
- Enriquecer as suas experiências e jóia de vida;
- Ajudar as pessoas a alcançar os resultados que eles querem na vida;
- Descobrir o poder da linguagem, para motivar os outros, para chegar ao centro de situações complexas mais rápido e comunicar efetivamente;
- Aumentar pensamento criativo;
- Alinhar a sua mente e corpo;
Beneficios no trabalho:
- Melhorar a capacidade de liderança;
- Aumentar a eficiência nos negócios;
- Viver com mudanças efetivamente;
- Desenvolver novas estratégias para resolver problemas;
- Alcançar grande sucesso nas negociações e vendas;
- Administrar pessoas difíceis com mais facilidade;
- Desenvolver fortes relacionamentos nos negócios;
Tudo isso só depende de você dar o primeiro passo, descubra a PNL e tenha acesso ao manual de instruções da sua mente!
Renato Moreira – Coach Executivo – Organizo cursos de Inteligencia Emocional, Liderança e PNL além de atuar como coach com profissionais que desejam atingir um alto nível de excelência no trabalho e na vida pessoal.