Ao longo dos anos, encontrei muitos clientes potenciais que equivocaram gravemente  ao pensar que os termos “coach executivo” e “consultoria” são a mesma coisa, ou simplesmente consideram sinônimos entre si. Este não é o caso, pois há uma grande diferença entre as duas profissões. Como coach executivo e experiente em gestão/liderança,  trabalhando com consultores ao longo dos anos, estou aqui hoje para destacar as 3 principais diferenças para que você possa obter uma melhor compreensão,  e o que elas implicam.
Agenda. Os coaches executivos não têm nenhuma agenda, e sim, somente  ajudar o cliente a obter o que ele quer, atingir um objetivo. Além disso? Nada, nada além disso. Embora o coach definitivamente tenha experiência em certos campos, seja Estratégia de RH, Gerenciamento de Operações, Psicologia, etc., a principal perícia  do coach é o processo de coaching. Por outro lado, os consultores de negócios têm uma agenda e soluções possíveis, eles trazem essas soluções e agendas para seus clientes. Ao mesmo tempo, eles são especialistas em campos específicos.
O cliente é o melhor especialista. Embora o coach pode, em certas circunstâncias, sugerir ideias da sua base de conhecimento, experiências ou diretamente sua intuição; o coach executivo acredita  que o cliente é o melhor especialista,  o cliente tem o poder, e as respostas aos desafios que enfrenta. Por outro lado, os consultores empresariais se apresentam  como especialistas nos desafios que os clientes enfrentam. No entanto, os problemas que os clientes geralmente enfrentam não são algo que os consultores de negócios poderão abordar em absoluto!
Tarefas. Os consultores ajudam as empresas a melhorar seu desempenho e crescer, resolvendo problemas e engajando o cliente em novos processos. Enquanto o coach executivo abordará as mudanças efetivas no que cliente enfrenta, eles promovem esta ajuda ao se tornar um aliado confiável em um ambiente confidencial e seguro em que o cliente explorará suas preocupações e desafios. O coach executivo irá identificar e focar questões de desenvolvimento, necessidades de crescimento, habilidades de liderança, traços comportamentais e metas pessoais a nível executivo.

About the Author Renato Moreira - Executive Coach

International experience in organisational and leadership development, consultant for business leaders to build and implement a comprehensive global approach to excellence, personal development, moderator for meetings, facilitator, motivational, cultural change management, NLP trainer and Executive Coach; Drive accountability and sustainability of development with a focus on creating a strong development culture.

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s