Ao longo dos anos, encontrei muitos clientes potenciais que equivocaram gravemente ao pensar que os termos “coach executivo” e “consultoria” são a mesma coisa, ou simplesmente consideram sinônimos entre si. Este não é o caso, pois há uma grande diferença entre as duas profissões. Como coach executivo e experiente em gestão/liderança, trabalhando com consultores ao longo dos anos, estou aqui hoje para destacar as 3 principais diferenças para que você possa obter uma melhor compreensão, e o que elas implicam.
Agenda. Os coaches executivos não têm nenhuma agenda, e sim, somente ajudar o cliente a obter o que ele quer, atingir um objetivo. Além disso? Nada, nada além disso. Embora o coach definitivamente tenha experiência em certos campos, seja Estratégia de RH, Gerenciamento de Operações, Psicologia, etc., a principal perícia do coach é o processo de coaching. Por outro lado, os consultores de negócios têm uma agenda e soluções possíveis, eles trazem essas soluções e agendas para seus clientes. Ao mesmo tempo, eles são especialistas em campos específicos.
O cliente é o melhor especialista. Embora o coach pode, em certas circunstâncias, sugerir ideias da sua base de conhecimento, experiências ou diretamente sua intuição; o coach executivo acredita que o cliente é o melhor especialista, o cliente tem o poder, e as respostas aos desafios que enfrenta. Por outro lado, os consultores empresariais se apresentam como especialistas nos desafios que os clientes enfrentam. No entanto, os problemas que os clientes geralmente enfrentam não são algo que os consultores de negócios poderão abordar em absoluto!
Tarefas. Os consultores ajudam as empresas a melhorar seu desempenho e crescer, resolvendo problemas e engajando o cliente em novos processos. Enquanto o coach executivo abordará as mudanças efetivas no que cliente enfrenta, eles promovem esta ajuda ao se tornar um aliado confiável em um ambiente confidencial e seguro em que o cliente explorará suas preocupações e desafios. O coach executivo irá identificar e focar questões de desenvolvimento, necessidades de crescimento, habilidades de liderança, traços comportamentais e metas pessoais a nível executivo.
Grande, Renato.. bem explicativo seu texto. certamente irá ajudar a esclarecer aos que tem esta dúvida.
Quando vier ao Brasil me avise que quero marcar um consulta contigo.. Você atende lá em Paraíso? (rssss)
grande abraço do amigo Gian!
LikeLike