A maior e a mais importante qualidade para obter o sucesso na nossa sociedade, especialmente no mundo dos negócios ou mesmo interagindo com as pessoas é a qualidade da nossa autoconfiança.
Autoconfiança é a soma da autoestima, do auto respeito, do sentido dos valores pessoais e uma serie de experiências  que aconteceram no passar da vida.
A verdadeira autoconfiança é muito diferente da arrogância egoísta.
Quando as pessoas acreditam em si mesmo e em suas habilidades sem bravata,  há certas coisas que pessoas com alto nível de autoconfiança  simplesmente não fazem:
 
Elas não criam desculpas. 
Uma característica das pessoas autoconfiantes é a auto-eficácia – a crença de que elas podem fazer as coisas acontecerem. Trata-se de possuir  uma chave interna de controle  ao invés de externo. É por isso que você não vai ouvir pessoas autoconfiantes culpar o tráfego pelo atraso ou dar a culpa a um chefe injusto pelo fracasso em obter uma promoção. Pessoas autoconfiantes não dão desculpas, elas acreditam que estão no controle das suas próprias vidas.
Elas não desistem! As pessoas autoconfiantes não desistem na primeira vez quando algo dá errado. Elas vêem os problemas e os fracassos como obstáculos a superar e não como barreiras impenetráveis ao sucesso. Isso não significa que elas continuan tentando a mesma coisa repetidamente. Uma das primeiras coisas que  fazem quando algo dá errado é descobrir “como” deu errado e o que é possível fazer para supera-lo.
 
Elas não esperam por permissão para agir, simplesmente não precisam de alguém para dizer o que fazer ou quando fazer. Elas não perdem tempo fazendo-se perguntas como “Posso?” Ou “Deveria?” ao invés, se perguntam: “O que me impede” ou  “Por que eu não deveria?” Que se trate de gerir uma reunião quando o chefe não apareceu ou “dar um passo a mais” para resolver o problema de um cliente, nem sequer lhes ocorrem esperar por alguém para cuidar do problema. Elas vêem o que precisa ser feito, e fazem!
 
Elas não procuram atenção. As pessoas tendem a rejeitar aqueles que estão desesperados por atenção. Pessoas autoconfiantes sabem que “ser você mesmo” é muito mais eficaz do que tentar provar que você é importante. 
Pessoas autoconfiantes sempre demonstram trazer a atitude certa a tona, elas são mestres da difusão da atenção. Quando elas estão recebendo ovação,  rapidamente mudam o foco para todas as pessoas que trabalharam duro para ajudar a chegar lá. Eles não anseiam aprovação ou louvor porque elas extraem seu autovalor interiormente.
 
Elas não precisam de louvor constante. Você já esteve em torno de alguém que constantemente precisa ouvir o quão grande é? Pessoas autoconfiantes não fazem isso. Elas voltam para esse locus interno de controle. Elas não pensam que seu sucesso depende da aprovação de outras pessoas, e elas entendem que não importa o quão bem elas executam, sempre haverá alguém lá fora, oferecendo nada além de críticas. Pessoas confiantes também sabem que o tipo de confiança que depende de louvor de outras pessoas não é realmente confiança –  É narcisismo.
 
Autoconfiança é como atividades físicas, você precisa praticar engajar certos comportamentos que fazem você se sentir mais confiante com quem você é e  com o que você faz.
Como as pessoas desenvolvem alto níveis de auto confiança?
A auto-eficácia significa que você é bom ou que você acredita que é  bom naquilo que faz.
Você é bom naquilo que você acredita que é.
Um dos modos mais rápido para desenvolver a autoconfiança e pensar claramente quem você é e o que você quer. Pense nas habilidades que precisa para viver uma vida plena e trabalhe todos os dias para ficar melhor naquilo que é importante para você.  Quanto mais você se sente bem nas areas que você esta se dedicando as pessoas importantes na sua vida farão cumprimentos e quando as pessoas importantes na sua vida te admiram nas suas habilidades a sua autoconfiança aumenta.

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa, é muitas vezes usado como sinônimo de autoestima e de autoaceitação.

Renato Moreira – Coach Executivo – Organizo cursos de Inteligencia Emocional, Liderança e PNL além de atuar como coach com profissionais que desejam atingir um alto nível de excelência no trabalho e na vida pessoal.

About the Author Renato Moreira - Executive Coach

International experience in organisational and leadership development, consultant for business leaders to build and implement a comprehensive global approach to excellence, personal development, moderator for meetings, facilitator, motivational, cultural change management, NLP trainer and Executive Coach; Drive accountability and sustainability of development with a focus on creating a strong development culture.

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s