Business partner concept
Pessoas com alto nível de inteligência emocional são capazes de reconhecer e regular suas próprias emoções com as emoções daqueles que estão a sua volta.
A inteligencia emocional  QE é considerada mais importante que o QI (coeficiente de inteligência) quando avaliamos o desempenho geral. Isto porque as pessoas com alta inteligencia emocional são capazes de usar as suas emoções construtivamente para resolver problemas e completar outras tarefas cognitivas. Elas também são capazes de influenciar positivamente os sentimentos dos outros.
Porque a Inteligencia Emocional é intangível e difícil de medir comparado como o QI, muitas pessoas não sabem quanta inteligência emocional possuem ou como ela pode ser aumentada.  Se o sua inteligência emocional não parece muito alta, não se preocupe: aqui segue 12 modelos práticos aumentar o seu QE (Inteligência Emocional)

1. Pratique Empatia

É fácil sentir pena  dos outros , sem tomar o tempo para colocar-se em seus sapatos.
Empatia se trata de imaginar como alguém se sente. Uma das melhores maneiras de aumentar a inteligência emocional é ser curioso sobre as pessoas ao seu redor. Pratique observando como os outros sentem e imaginando-se com esses sentimentos para reagir em conformidade

2. Aprenda a dizer não

O aumento do auto-controle vai melhorar sua inteligência emocional. Dizer não pode ser uma das habilidades mais difíceis de dominar , e é duplo. Em primeiro lugar, aprender a dizer não a si mesmo , restringindo impulsos e retardar a realização de desejos . Então , aprenda a dizer não para os outros quando eles pedir-lhe algo que você não pode ou não quer fazer.

Dizer não, não é sobre deixar as pessoas para baixo ; trata-se de respeitar a si mesmo e as obrigações que você já fez . Uma vez que você fizer isso você vai ser muito menos estressado e terá mais controle das suas emoções.

3. Seja específico

Os rótulos que você dá para as emoções  vão ajudar você a entender como você está sentindo e por quê. Então, ao invés de dizer que você está triste , tente ser mais específico. Seja mais preciso para descrever a si mesmo como magoado, decepcionado , derrotado, deprimido ou melancólico.
Quando você entender exatamente o que é que você está sentindo , você pode tomar melhores decisões sobre como responder a emoções.

4. Avalie suas habilidades Honestamente

Uma vez que você melhorou sua capacidade de reconhecer suas emoções , trabalhar em um reconhecimento honesto dos seus pontos fortes e fracos.
Conhecer os fatores de estresse que você está sucessível  contra os fatores ambientais que ajudam a prosperar, irá aumentar o seu QE. Você vai ser capaz de maximizar suas habilidades , utilizando-os para a sua vantagem e evitar situações que ponham em evidência as suas fraquezas e impedi-lo. Por exemplo, se você sabe que não vai querer sair  uma vez que você chegou em casa, pare na academia no caminho do trabalho para casa em vez de passar em casa e ter que sair novamente.

5. Abra-se para coisas novas.

O medo da mudança inibe a inteligência emocional. Aumente o seu QE tornando-se mais  flexível e aberto a coisas novas. Quando uma circunstância de vida diferente aparece no horizonte, não fugir dela ou tentar resistir a ela. Aceitar e preparar-se o máximo que puder antes em como você vai se adaptar à mudança .

6. Conheça a si mesmo, e goste de quem você é.

Descobrir quem você é e abraçar o seu verdadeiro eu. Pessoas emocionalmente inteligentes são auto-confiantes, difícil de ofender, e é improvável que irão ceder à pressão dos colegas , porque  são capazes de manter firmemente suas crenças. Para aumentar o QE, você vai ter que aumentar a sua auto-confiança. Não deixe ninguém fazer você questionar sua auto-estima . Quando você gosta de quem você é, sua inteligência emocional será tão forte e inabalável quanto você é.

7. Refletir sobre erros.

Todo mundo comete erros. O que vai aumentar o seu QE é como você se recuperara depois de dar um passo errado. Não ir aos extremos, nunca mais pensar sobre o erro ou ficar obsessivo a ponto de  tornar-se paralisado e não poder seguir em frente. Em vez disso, refletir sobre o que há para  aprender com seus erros e usar essa lição para seguir em frente.

8. Perdoe

O perdão é uma ferramenta radical da inteligência emocional. Muitas pessoas não querem perdoar porque o comparam com a apologia ao que foi feito, ou esta permitindo que essa pessoa volte para sua vida. No entanto , o perdão é realmente outra forma de empatia e uma maneira de deixar de lado as emoções negativas que você está abrigando e que estão prendendo emocionalmente para trás .
Perdoar significa reconhecer o sofrimento que a outra pessoa sente depois de tomar uma má decisão ou tratá-lo mal. Você pode sentir empatia pelo sofrimento e perdoar, que o libera para avançar sem sentimentos que te seguram, negativos e stress. Então reconheça o perdão como um presente para si mesmo , bem como para os outros e pratique muitas vezes para aumentar o seu QE .

9. Faça pausas da Tecnologia

Todos os e-mails recebidos , alertas ou texto de mídia social nos interrompe e pode mudar nosso humor para pior , se o assunto é uma má notícia . Melhore a sua inteligência emocional , definindo limites entre sua vida profissional e vida pessoal.
Desligue o telefone para desfrutar de uma caminhada na natureza ou uma refeição com a família. Você vai dar o seu corpo e mente um descanso necessário para você se conectar directs enter com outras pessoas e permitir  suas emoções crescerem.

10. Abandone a idea da perfeição

Motivar  as pessoas na busca da perfeição ,  muitas vezes fazem o contrário. Ninguém e nada  são perfeito , por isso, sempre se esforçar  para o que não existe pode fazer as pessoas se sentirem  derrotados e desejam desistir. Aumente o seu QE deixando de dar importancia naquilo que você fez errado, focando inves em como você vai melhorar na proxima vez.  Aprenda com os erros. Considere usar o termo lições.

11. Conjure Gratidão
Estudos mostram que a prática diária da gratidão tem benefícios tangíveis para o bem-estar . Entre os efeitos positivos de ser grato pelo que você tem , a gratidão alivia distúrbios do sono e doenças mentais como depressão, correlaciona-se com melhor desempenho escolar em crianças e melhora a saúde física para pessoas de todas as idades.
Praticar a gratidão é um hábito fácil de estabelecer. Tente compartilhar algo que você está grato por na mesa de jantar todas as noites , ou escrever uma pequena lista antes de dormir. Você também pode achar que é útil para criar um mantra , como ” Estou cercado de amor ” ou ” Minha vida está cheia de bênçãos “, algo que você pode repetir sempre que você precisar de um impulso de gratidão.

12. Priorizar o sono
A privação do sono tem um efeito negativo sobre a sua capacidade de se concentrar , regular emoções e coibir o comportamento impulsivo . Seu cérebro é como a bateria do seu computador ; precisa de ser recarregada . Certifique-se de dormir o suficiente todas as noites para ajudar a aumentar o seu QE.

Renato Moreira  Coach executivo

About the Author Renato Moreira - Executive Coach

International experience in organisational and leadership development, consultant for business leaders to build and implement a comprehensive global approach to excellence, personal development, moderator for meetings, facilitator, motivational, cultural change management, NLP trainer and Executive Coach; Drive accountability and sustainability of development with a focus on creating a strong development culture.

One comment

  1. Gostei muito preciso ter mais conhecimento espero que o seu curso seja logo pois quero aumentar, meu conhecimento a minha dialética, enfim o aprender nunca ocupa espaço.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s