nocoes-basicas-de-pnl

Considerada como o manual de operações da mente, a PNL é um modelo pratico do comportamento humano, com um especifico interesse nos padrões de comportamentos que distinguem uma performace exelente de uma mediana.
Um “Manual de operações da mente e da sua vida” rico de recursos para um completo auto-coaching, com explicações de como a mente trabalha, um conjunto de habilidades para ter mais controle sobre a sua mente e dos processos emocionais.
Este conjunto de habilidades nos permite performar os tipos de ações que levam com grande facilidade aos resultados que desejamos.

Nesses dias qualquer aparelho vem com o manual de operações,  aqui esta o manual de instruções da sua mente para um funcionamento otimal.

Vivemos em um  mundo de alta tecnologia  e tempos velozes, os seres humanos tornaram mais complexos comparado como eram antes,  esta complexidade viaja a uma velocidade  mais rápida a cada dia. Esta mesma complexidade é  util para sobreviver e prosperar no mundo moderno, porem desafios aparecem o tempo todo. Estilos de vida mais complexos resultando em vidas mais complexas que geram desafios mais complexos e as soluções de ontem não são tão úteis hoje.
As pessoas precisam de meios para olharem por cima das nuvens de fumaça  geradas durante o funcionamento da mente, os pensamentos que produzem esta fumaça cerebral não são os tipos de processos que podem serem usados para limpa-los, para isso um novo paradigma de pensamento é requisitado.”
As habilidades de transcender nossos padrões normais de pensamento são necessárias se queremos elevar-nos para um novo nível de alegria, criatividade e produtividade.
Se não tomarmos o controle da nossa mente agora não temos como dizer a onde vamos chegar, e o resultado pode ser uma vida como a de uma criança dentro de  um quarto escuro – desajeitada e com medo, para isso é preciso mostrar a esta criança a onde esta o interruptor da luz, como liga-lo e como apreciar as coisas que se encontram tanto dentro como fora da sala.
A PNL é conhecida como o mais rapido e mais poderoso modo de mudança pessoal que existe.
Durante anos a PNL desenvolveu poderosas tecnicas e processos que hoje são usados em uma variedade de campos: aumentar a performace, superar emoções negativas e crenças limitadoras, facilitar curas e melhorar relacionamentos.
Como funciona a PNL?
Nós seres humanos vivemos em um mundo sensorial. Alimentamos a nossa mente com informações percebidas  pelos nossos cinco sentidos. Agora, se nós absorvermos tudo que recebemos pelos nossos 5 sentidos a uma media de 4 milhões de bits de informações por segundo, o  nosso circuito mental entraria em pane. Para lidar com isso, temos que compactar as informações em pequenos blocos; nos filtramos as informações.  Alguns desses filtros são: a nossa percepção de tempo e espaço, energia e matéria, a linguagem que usamos para entender as palavras e gestos, nossas memórias, o modo único em que tomamos decisões, os padrões que procuramos quando selecionamos as informações, os nossos valores e crenças, e as nossas atitudes. Nós excluímos, distorçamos e generalizamos as informações de acordo com os nossos filtros únicos. Uma vez que as informações passam por estes filtros, nós pegamos o que passou e fazemos uma representação interna. Esta representação tem a forma de uma percepção sensorial: uma fotografia com sons, sensações, gosto e cheiro. Em seguida a nossa representação interna desencadeia um estado emocional correspondente  e  comportamental.
Somos dependentes dos nossos cinco sentidos, eles que nos conectam com o mundo externo, com a realidade. Baseado nas  informações que recebemos criamos um mapa mental da realidade.
Nossos filtros neurológicos são únicos e individuais, eles  eliminan e/ou distorcem e/ou  generalizam tudo que vemos, ouvimos, sentimos, cheiramos e experimentamos (paladar) para criar pensamentos que conduzem nossas emoções e ações subsequentes.
Portanto a realidade que vivenciamos é amplamente determinada por aquilo que fazemos dentro da nossa mente. As nossas experiências ao longo da vida, incluindo o nosso nascimento, a educação dada pelos nos pais, a religião, os ensinamentos escolares, cultura, etc  – assim que são formados os nossos filtros neurológicos. Isto significa que todo mundo experimenta as  situaçoes na vida vida de forma diferente.
O conhecimento sobre o Modelo de Comunicação da PNL , juntamente com a aplicação da PNL permite que as pessoas “ administrarem suas próprias mentes “.
Viver uma vida cheia de realizações é quando nós somos menos afetados pelas circunstancias externas, ganhando controle dos nossos processos internos. Isto leva a liberdade mental, uma habilitação dinâmica a respostas e  interações concientes com as outras pessoas.

Renato Moreira – Coach Executivo e palestrante em cursos de desenvolvimento pessoal

https://www.facebook.com/portalpnl

About the Author Renato Moreira - Executive Coach

International experience in organisational and leadership development, consultant for business leaders to build and implement a comprehensive global approach to excellence, personal development, moderator for meetings, facilitator, motivational, cultural change management, NLP trainer and Executive Coach; Drive accountability and sustainability of development with a focus on creating a strong development culture.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s